quinta-feira, 16 de janeiro de 2014



23, 24, 25 de Maio
Vila Nova de Cerveira - Portugal


Neste retiro o psicodrama, o sociodrama e a sociometria serão instrumentos que permitirão experimentar a Humanidade como um todo, dando visibilidade à sua respetiva unidade.

Neste Retiro será aprofundado o núcleo existencial do psicodrama e do sociodrama, que é a Sociatria - o despertar do centro de cura autónomo - para ajudar a curar o mundo e as nossas vidas.

Sociatria - A Cura da Sociedade e das nossas vidas - está no coração do sociodrama e do psicodrama. Durante este retiro serão utilizadas práticas, instrumentos e ideias que nos permitirão despertar para as realidades globais que partilhamos, e apontado o caminho a seguir. Será vivenciado e experimentado o Centro de Cura Autónomo: a unidade de toda a humanidade e de todos os tipos de vida.

Será conhecida a força que nos separa desta unidade. Conhecerá o instrumento da Microscopia Social - que mostra a organização da espécie humana e a nossa unidade. Estes instrumentos e informação serão uma mais valia para trabalhadores sociais, terapeutas, educadores, e outros profissionais, conduzindo a uma panorâmica global, um recurso único para ajudar indíviduos e grupos no momento atual da história da humanidade. Este retiro contribuirá também para o crescimento pessoal e profissional.

Sociodrama e psicodrama serão ensinados como instrumentos que permitem aceder ao Centro de Cura Autónomo, de modo a ir ao encontro do sentido e da esperança ativa. Este Retiro facultará um certificado da "Zerka T. Moreno Foundation".  Serão temas centrais do retiro as seguintes ideias:


"O ser humano é parte de um todo, chamado por nós 'Universo', uma parte limitada no tempo e no espaço. Percebe-se a si próprio, os seus pensamentos e sentimentos, como estando separado do resto - um tipo de ilusão de ótica da consiência. Esta ilusão é como uma prisão para todos nós: restringimo-nos aos nossos desejos pessoais e dirigimos os nossos afetos apenas a algumas pessoas, aquelas que nos são próximas. A nossa tarefa é libertarmo-nos desta prisão alargando os nossos círculos de compaixão a todas as criaturas vivas e a toda a natureza, na sua imensa beleza." Albert Einstein


"Um procedimento verdadeiramente terapêutico não pode ter como alvo menos do que toda a humanidade. Mas não há terapia adequada que possa ser prescrita enquanto a humanidade não for de algum modo uma unidade e a sua organização permanecer desconhecida." J.L. Moreno, Who Shall Survive?

"Moreno atribuiu a cura ao que vai acontecendo silenciosamente, na maior parte das vezes de forma invisível, no corpo e nas profundezas do self. Considerou que se trata de um resultado do 'centro de cura autónomo' interior. Despertar o centro de cura autónomo, o poder de se curar a si mesmo, é o valor do psicodrama." Zerka Moreno, To Dream Again



Convidamo-lo a juntar-se a nós.

Edward é membro da Sociedade Americana da Psocoterapia de Grupo e Psicodrama (American Society of Group Psychotherapy and Psychodrama - ASGPP), tendo recebido o Prémio Académico Scholar's Award - American Society of Group Psychotherapy and Psychodrama. É o editor das memórias de Zerka Moreno e autor do capitulo sobre Psicodrama, Sociometria, Sociodrama e Sociatria no "Kaplan and Sadock's Comprehensive Guide". É também o diretor executivo da Fundação Zerca T. Moreno.



Nota: será assegurada tradução simultânea.

Este retiro tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Psicodrama
http://www.sociedadeportuguesapsicodrama.com/
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.